Sexualidade


Hoje tive o prazer de assistir um bate-papo interessante entre a psicóloga e sexóloga Laura Muller e a diretora do Colégio Vital Brazil Suely Nercessian Corradini, onde falavam sobre questões referentes a sexualidade das crianças e adolescentes.
Pude perceber que uma das maiores preocupações dos pais presentes, está relacionado a questão dos gêneros e diversidade.
Voltei no tempo e lembrei do projeto incrível que desenvolvi no Colégio Conde Domingos – Tatuapé com alunos de 6o a 9o ano.
Mesmo com esse acesso fácil à informações, a escola e a família devem deixar um canal aberto para que a criança e o adolescente possa esclarecer as duvidas tão comuns nessa faixa etária.
É fato que os pais têm muitas dúvida de como abordar esse tema com seus filhos, e qual seria o melhor momento para iniciar uma conversa.
Tanto a Laura Muller como eu concordamos que o melhor momento para se falar no assunto é quando a criança ou adolescente sente a necessidade de perguntar. Todavia os pais e professores precisam se preparar para esse momento, a reação frente a qualquer tipo de pergunta pode estreitar ou alargar a comunicação entre ambos.

Existem vários livros que podem ajudar os pais e professores nessa empreitada:

Papai, mamãe e eu – Marta Suplicy – ED FTD

De onde viemos – Peter Mayle / Arthur Robins, PAUL WALTER, PETER MAYLE

Questão e amor – Virginie Dumont & Serge

Mamãe botou um ovo – Babette Cole

O que está acontecendo comigo – Peter Mayle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *